quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Exercício físico, por estética ou por saúde? Na dúvida fique com os dois

Está mais do que comprovado que a atividade física é um preventivo de doenças. A prática de exercícios físicos regulares, aliada a uma alimentação saudável mantém você longe do mal, que mais afeta o ser humano e que traz riscos à saúde, o sedentarismo.

Ao nos matricularmos em uma academia, usar a do condomínio ou simplesmente praticar uma atividade física de forma regrada e planejada, buscamos conquistar resultados. Óbvio, que ao nos esforçarmos e gastarmos energia gostaríamos que eles fossem mais rápidos do que normalmente tendem a aparecer.

Em primeiro lugar é preciso ter a consciência de que os resultados surgem em relação a composição corporal, eles não são vistos e nem percebidos em um dia, em uma semana ou mesmo em um mês, é um processo gradativo, que depende essencialmente de cada individuo, dos treinos, de uma dieta de acordo com o objetivo ganhar massa muscular, diminuição da porcentagem de gordura corporal, entre outros.

Porém, se funcionar como alento aos imediatistas, se exercitar não traz somente resultados estéticos, uma silhueta mais magra ou um abdômen definido, ele proporciona diversos benefícios, em todas as idades, inclusive para os portadores de doenças como Hipertensão, Diabetes Mellitus tipo II e Colesterol Alto. Vale ressaltar, que é de extrema importância a liberação médica para o início de qualquer atividade física.

Confira abaixo, uma breve explicação sobre os benefícios dos exercícios físicos para os bons índices do Colesterol.

O Colesterol é uma molécula encontrada em nosso organismo importante para o seu bom funcionamento, em níveis adequados claro acima dos níveis aceitáveis pode trazer diversos prejuízos a saúde. Ele é medido de forma total CT e suas frações, como por exemplo, o LDL e o HDL - que na verdade não são o colesterol propriamente dito, mas seus transportadores. Para que os níveis estejam de acordo com os valores de referências visto nos exames, pergunta-se: onde entra o exercício físico? Ele é fundamental, por quê? A atividade física atua aumentando os níveis da lipoproteína HDL, que com seus níveis aumentados atua perfeitamente fazendo o transporte reverso do colesterol, evitando problemas coronários, de hipertensão arterial, e muitos outros.

Também ajuda na diminuição dos níveis de LDL, mas vale lembrar que a má alimentação e alguns medicamentos têm influência negativa direta sobre o colesterol, como os anti-inflamatórios. Por essa razão é de suma importância o acompanhamento médico para dirimir quaisquer dúvidas e orientar corretamente os portadores da doença com relação ao consumo de medicamentos.

Qual exercício é melhor para melhora do colesterol?
A musculação é uma boa pedida, pois contribui para melhora dos níveis de colesterol, porém os mais efetivos são os exercícios aeróbicos, como caminhadas e corridas. A dica para uma melhora dos níveis do colesterol é se exercitar, seja qual for seu tipo preferido de atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário